10 Erros mais comuns de quem faz academia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Olá Pessoal, tudo bem por aí?

Segunda-feira é o dia oficial da frase “Hoje eu começo academia”, mas nunca é tarde né! Portanto, para você que começará hoje, segunda-feira ou já começou, o Papo Fitness dessa semana é para alertar sobre os 10 Erros Mais Comuns de quem faz Academia.

erros-na-academia

Vamos lá:

1 – Avaliação Física

Como você vai saber os resultados dos exercícios que pratica se você não tem o “Antes” para comparar? E não é só isso! É nessa avaliação que descobre se você tem alguma doença ou restrição. Eu, por exemplo, não posso correr e nem pular (exageradamente), sendo assim, correr na esteira e pular corda estão proibidos no meu treino.

avaliacao-fisica

2 – Alongamento / Aquecimento Inicial e Final

Antes de qualquer exercício pesado, o nosso corpo precisa “ser avisado”. Este aviso é feito por meio do alongamento a fim de prepará-lo para o treino mais forte. Deve ser feito com movimentos leves, preparando os músculos e ligamentos. Quando se está aquecido, o corpo produz mais força, isto é, o treino em si é mais eficiente, além de lubrificar as articulações facilitando os movimentos. Pular essa etapa pode machucar o músculo.

alongamento

Recomenda-se em torno de 10 a 15 minutos caminhar na esteira, pedalar ou alongamentos como estes mostrados na foto. Porém, depende de cada pessoa e de cada treino (iniciantes e avançados). Não se esqueça de se orientar com seu professor.

Por que alongar depois do treino?

Porque relaxa a musculatura evitando lesões e distensões.

3 – Excesso de Carga

O peso excessivo não vai fazer trazer resultados mais rápido, só vai te prejudicar! Além de fazer você sentir dores no dia seguinte. Sem contar nas lesões que pode ter! Respeite o limite do seu corpo!

excesso-de-carga

4 – Rotina de Exercícios

Por que o exercício tem que ser regular?

Porque seu corpo vai evoluindo nos movimentos, ficando mais flexível, melhorando a respiração e condicionamento físico. Por isso, o peso deve ser aumentado gradativamente.  Fora isso, a falta de rotina nos treinos dificulta os resultados.

rotina-exercicio

Não adianta querer recuperar anos em meses também. Evite o esforço excessivo do músculo através da regularidade na prática de exercícios.

5 – Roupa e Tênis Adequados

Se você acha que usar blusa de manga longa queima mais calorias porque faz suar, você está fazendo isso errado! Na verdade, seu corpo perde água e não gordura. Então, opte por roupas leves e que facilitam os movimentos.

roupa-de-academia

O tênis dever ser capaz de amortecer bem o impacto da atividade praticada para que as articulações não fiquem sobrecarregadas.

6 – Não descansar os músculos

Da mesma forma que nosso corpo precisa da atividade física, ele também precisa descansar, pois esse “descanso” significa estoque de energia. Basicamente, ao praticar o esporte nós usamos a reserva de energia e ao descansar nós a recuperamos. É por esse motivo que não devemos repetir os mesmos exercícios no dia seguinte.

descansar-o-corpo

Alterne os grupos de exercícios e divida-os considerando a quantidade de dias que você vai na academia.

7 – Fazer o exercício de maneira errada

Simples! Não trará resultado e pode te machucar. Uma leve flexionada no joelho pode salvar suas costas #vaipormim. Ah, e a postura correta né! Como diz meu professor de pilates: “Postura e cara de paisagem”.

dor-no-corpo-

8 – Não tomar água durante o treino

Quando a boca está seca é sinal que o corpo está desidratado. Então, beba água enquanto está praticando exercícios.  Ela hidrata, lubrifica, elimina toxinas e ainda ajuda a repor as energias, aumentando a disposição para malhar, segundo especialistas.

beber-agua-durante-o-treino

9 – Não comer ou comer errado antes e depois do treino

Eu achava que comer pouco antes do treino era suficiente #sabedenadainocente. O corpo economiza energia e diminui o gasto calórico. Ou seja, adianta nada você se matar na academia se não comer direto amiga (a carapuça serviu aqui).

comer-antes-do-treino

Comer depois também é super importante pelo mesmo motivo de não descansar os músculos: Gastou energia, agora precisa repor.

10 – Vergonha de pedir ajuda

O professor ou Personal Trainer está lá pra te ajudar e tirar as suas dúvidas. Você paga por ele também, certo? Pressupõe-se que ele sabe mais que você, então se tiver dúvidas de como faz um exercício ou de como um determinado aparelho funciona, pergunte!

Gostei muito de fazer esse post, pois aprendi muitas coisas também. A gente até sabe, mas não entende o motivo.

Agora que entendemos, bora espantar a preguiça, levantar do sofá e caminhar no parque, afinal que calor é esse Brasil?

Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma.

Ah, já falei aqui no blog sobre os benefícios do pilates, caso você se interesse.

Beijoos

 


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Comentários

Comentários

Sobre o Autor

Camila Magalhães
Camila Magalhães

Moro em Indaiatuba / SP, tenho 23 anos. Formada em Comércio Exterior pela Fatec. Blogueira e Youtuber por amor e escolha. Meu maior sonho é me casar e viajar o mundo.

8 Comments

  1. Adorei as dicas, eu sempre me alongava só depois! Beber água é super importante, até pra não passar mal, só tenho que me acostumar com isso de exercícios regulares hehehehe beijinhos

  2. Esses 10 aí eu não cometo, ou pelo menos não cometia quando podia malhar…
    Pena que não tenho mais tempo, era muito bom, eu amava!
    Excelente post!
    Tem gente que acha que se fizer tudo na louca vai conseguir resultados.. Ledo engano. Tem que ter auxilio de profissionais sérios
    Beijos

    http://www.espairecer.com

  3. Quando comecei na academia eu fazia váaarios erros, mas os professores me ajudaram muito, a alimentação eu mesma fui atrás, e mudei! Porque realmente faz mal, uma vvez quase desmaiei, porque pensei que tinha comida o suficiente, mas nãaoo..
    Ótima dicas

    Beijos, http://loveiscolorful.com & http://loveiscolorful.com/sorteio-comemoracao-de-um-ano-do-blog/

  4. Amei saber disso, sempre que fazia os exercícios eu cometia o erro 2 e 9. Até parei não aguentava mais, mas agora estou querendo começar de novo. Espero seguir as dicas dessa vez rsrs.
    Parabéns pelo blog e sucessos
    Beijos!

Deixe seu comentário.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
PRODUTOS COM DESCONTO!
Toda semana eu separo produtos de beleza com descontos incríveis! Cadastre-se abaixo para receber :)