Papo Fitness: 5 dicas para aliviar a dor Pós-Treino

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Olá gente! Tudo bem por aí?

Para quem viu o vídeo de Metas 2016 (assista aqui), uma das coisas que estou fazendo é ter uma vida saudável com alimentação e exercícios. Desde do dia 04 de janeiro faço exercícios 6 vezes na semana e sigo uma dieta balanceada. Se você quer saber o que estou comendo e quais exercícios estou fazendo é só me seguir no SnapChat: camagalhaessp!

Por isso, o Papo Fitness dessa semana é para compartilhar 5 dicas para aliviar a Dor Pós-Treino. Antes, precisamos entender as diferentes dores que sentimos: A dor logo em seguida da atividade física, a dor do dia seguinte e a dor da semana seguinte, digamos assim.

Se a dor durar mais que uma semana é melhor procurar um médico. Bem provável que houve uma lesão muscular. Prova disso sou eu que um dia resolvi fazer o treino de uma amiga, pois pensei que por termos o mesmo biotipo, o treino funcionaria para ambas. ERRADO! Forcei demais o meu músculo e fiquei quase sem andar por mais de 5 dias. Voltei ao normal aos poucos, mesmo assim isso é realmente muito perigoso.

A dor logo após atividade e dia seguinte significa praticamente a mesma coisa segundo o ortopedista Fabiano Nunes Faria: “A dor muscular tardia é causada por microtraumas que provocam inicialmente um quadro inflamatório. Após reparar o dano sofrido, os músculos se adaptam ao estímulo do exercício e acabam se tornando mais resistentes” .

Por isso, a dor vai reduzindo conforme você treina. Quer dizer que o músculo se adaptou aquele ritmo. Ainda segundo Dr. Fabiano, a dor de adaptação pode durar até 48 horas. Ou seja, se durar mais que isso possivelmente é uma lesão como citei acima.

Reuni alguns truques que uso diariamente e pesquisei outras dicas de como aliviar essa dor Pós-treino:

1 – Alongamento Inicial e Final

Você já está cansado de saber disso, não é verdade? Mas, confesse que as vezes você acha desnecessário alongar antes e depois do treino? Já  expliquei sobre isso detalhadamente nesse post aqui (inclusive é um dos mais acessados do blog). Alongar antes e depois mudou muito meu desconforto/dor pós-treino. Além de ajudar a relaxar, principalmente se você faz exercícios a noite. Eu fazia e ao invés de ficar cansada, ficava ligada no 220w até 3 horas da manhã hahaha.

alongamento

2 – Compressa de Gelo ou Banho Gelado

São anti-inflamatórios naturais que amenizam o inchaço e diminuem a dor. Hoje em dia há aqueles adesivos quente/frio nas farmácias que ajudam muito também. Não exagere!

compressa-de-gelo

3 – Beba Água

A água é nosso lubrificante corporal, portanto temos que consumi-la para que a engrenagem do nosso corpo funcione. Vale lembrar que não apenas durante o treino, mas sim durante o dia. Além disso, quanto mais água você beber, mais o organismo expirará as substâncias tóxicas do seu corpo. Um exemplo clássico: Quando alguém está bêbado, bebe-se muita água para desintoxicar.

beber-agua-durante-o-treino

4 – Frequência de Treinos

Não adianta treinar uma vez por mês que não vai ter menos dor e muito menos chegar em algum resultado. A rotina de exercícios deve existir sim para que seu corpo se adapte e evolua na medida que for aumentando a intensidade.

rotina-exercicio

5 – Treine Grupos Separados

Essa dica é bem legal e funciona muito comigo. Levando em consideração que a regeneração muscular demora cerca de 48 horas, treinar grupos separados não sobrecarrega e é possível manter a frequência de exercícios. Por exemplo: Se você correu hoje e ficou com dores nas pernas, amanhã opte por caminhar ou ainda treinar membros superiores. Eu, por exemplo, treino “pernas e braços” todos os dias, mas cada treino tem um objetivo: Tríceps, Coxas, Glúteos, Posteriores. Não repito o mesmo grupo nos 2 dias seguintes pelo menos.

exercicios

Essas são as dicas que funcionam comigo. Ressalto que não sou profissional, pesquisei sobre o assunto e juntei com a minha experiência para escrever esse post para vocês.

Espero ter ajudado!

Beijoos


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Comentários

Comentários

Sobre o Autor

Camila Magalhães
Camila Magalhães

Moro em Indaiatuba / SP, tenho 23 anos. Formada em Comércio Exterior pela Fatec. Blogueira e Youtuber por amor e escolha. Meu maior sonho é me casar e viajar o mundo.

2 Comments

  1. Adorei as dicas, Cami! Arrasouuu! Beijinhosss <3

Deixe seu comentário.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
PRODUTOS COM DESCONTO!
Toda semana eu separo produtos de beleza com descontos incríveis! Cadastre-se abaixo para receber :)